Projeto do Professor Pablo é notícia no site da Secretaria Municipal de Educação

0
0
0
s2smodern

13-06-16- Mundial de jiu-jítsu. Fotos Lton Santos (1)
A ideia de unir o jiu-jítsu à educação nasceu como uma ferramenta de combate à evasão escolar na Escola Municipal José de Resende Sobrinho, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. O tempo passou e o projeto “Jiu-Jítsu vem para Escola”, além de alcançar seu objetivo inicial, se transformou em um celeiro de novos talentos.

Tanto que, de 13 a 17 de julho, três alunos, o diretor e o professor de arte marcial da escola disputarão o Campeonato Mundial, que será realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Para arrecadar recursos e bancar a hospedagem e alimentação da equipe na capital paulista, a direção da unidade de ensino promoverá, no próximo dia 25 de junho, uma feijoada com música ao vivo. A expectativa é vender 500 ingressos no valor de R$ 10 reais.

“Por intermédio da nossa Divisão Distrital Zonal (DDZ) nós conseguimos as passagens da equipe. Agora estamos em busca da hospedagem e alimentação. Queremos arrecadar cerca de R$ 5 mil para termos recurso suficiente para ficarmos tranquilos lá, caso aconteça alguma emergência médica ou coisa do tipo”, explicou o diretor Oswaldo Fernandes Neto, que disputará a competição na categoria Sênior 1 Faixa Azul (88,3 quilos).

13-06-16- Mundial de jiu-jítsu. Fotos Lton Santos (3)
Outro competidor é o aluno Athirson Corrêa, 16, que em três anos de arte suave já acumula 13 medalhas, entre elas, três de campeão das Municipíadas. Ele conta que o jiu-jítsu não é apenas um esporte, mas uma filosofia de vida. “Eu sempre sonhei em ser jogador de futebol, mas quando descobri o jiu-jítsu mudei de ideia e isso mudou minha vida com relação aos valores de respeito, disciplina e companheirismo”, disse. “O jiu-jitsu hoje é minha vida. Se Deus quiser eu vou longe e me tornarei um mestre”, completou o aluno faixa azul, que lutará na categoria Juvenil Galo, até 53 quilos.

Um dos mais novos integrantes do projeto, Lucas Lincon Barros, 17, disputará o Mundial na categoria Juvenil Leve (70 quilos) para faixas brancas. Mesmo treinando somente há um ano, o atleta já foi campeão amazonense e da seletiva regional, títulos que o deixam confiante para vencer a competição. “Eu venho disputando bons campeonatos e vou dar o meu melhor lá no Mundial”, prometeu.

13-06-16- Mundial de jiu-jítsu. Fotos Lton Santos (2)
A equipe também contará com uma representante feminina. A aluna Luana Cristina Ferreira, 14, que é faixa laranja.

Orgulho

Professor de história da José de Resende Sobrinho, Roosevelt Pablo Oliveira, 35, é o mestre do projeto “Jiu-Jítsu vem para Escola”. Praticante da arte suave há 20 anos, ele conta que já conquistou muitas medalhas na carreira, mas que, atualmente, seu maior prêmio é ver seus alunos disputando e ganhando competições.

“Para mim é muito gratificante ver meu aluno lutando, subindo no pódio e os olhos dele brilhando, principalmente, levando em consideração que são alunos da nossa comunidade, que tem um índice alto de violência. Vê-los nas competições é o melhor prêmio que posso ganhar”, avaliou.

O projeto

O “Jiu-jítsu vem para Escola” nasceu, em 2009, com o intuito de atrair os alunos para dentro do ambiente escolar e combater os índices de evasão escolar, que à época eram muito altos. Atualmente, as aulas são realizadas em quatro horários, sendo dois pela manhã e dois à tarde. No total, quase 200 pessoas participam do projeto, entre alunos, pais e comunitários.

Nossos PARABÉNS ao Professor Pablo e ao Diretor Oswaldo.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054

Confira na íntegra o artigo em: http://semed.manaus.am.gov.br/alunos-da-escola-jose-sobrinho-vao-participar-de-mundial-de-jiu-jitsu/